segunda-feira, 13 de outubro de 2014

RAPIDINHAS


                                                    Ibope, até quando?


      A escandalosa fraude do IBOPE baiano nas eleições de 2014, confirmando mais uma vez que esse instituto serve apenas para tentar manipular o eleitorado à favor do carlismo, vai ficar impune?
      A justiça eleitoral e o Ministério Público não vão tomar nenhuma atitude diante de uma afronta à lei eleitoral de tal magnitude?
      Se fosse a primeira vez dava pra passar como erro, mas é a quarta eleição estadual seguida em que o IBOPE tenta prejudicar a vontade popular, criando uma falsa impressão de vitória para o candidato da direita!
     Um dos pilares da democracia é a justiça e quando ela não funciona temos uma democracia de fachada.  Esse instituto tem que ser processado, multado e fechado, por tentativa de intervir no resultado eleitoral para favorecer o projeto conservador representado pela família de ACM e dos interesses que gravitam à sua volta.

                                                            Fim de linha


     Para muitos políticos a eleição de 2014 foi um fim de carreira.
     Paulo Souto, por exemplo, depois de perder 3 vezes seguidas deve se aposentar. Sua capacidade de atrair eleitores para seu projeto de governo acabou. O DEM só teve uma sobrevida na Bahia porque o PT cometeu a burrice de lançar Nelson Pellegrino como candidato a prefeito, ele que também já acumula três derrotas sucessivas.
     As pessoas querem renovação, lideranças novas, propostas novas. Aliás, o DEM, como projeto político está morto e enterrado.
     Outra que se acabou foi Marina Silva. Depois de mudar tanto de partido e fracassar na criação da sua "Rede", uma mistura de internet com ecologia que cheira mais a oportunismo do que a renovação, viu sua popularidade escoar pelo ralo na medida em que as pessoas foram entendendo melhor o que ela significava, e acabou apoiando a direita, negando tudo o que defendeu durante sua vida.
     Se conseguir se eleger deputada pelo Acre, seu estado natal, pode se dar por feliz.
     Aécio Neves pode também estar condenado à um fim de linha prematuro. Embora seja um nome novo na corrida presidencial, defende um projeto político neoliberal, pra lá de superado. Seus eleitores de Minas, que já o conhecem bem, preferiram votar em Dilma, que também é mineira e para eles representa ainda uma novidade.
     O próprio PT está esgotando seus trunfos. Com tanta besteira feita pelos "companheiros", não se surpreendam se Dilma resolver pular fora e fundar um novo partido, se libertando da pesada carga de problemas que os petistas "aloprados" lhe fornecem. Pra quem não sabe, Dilma começou na política no PDT, na escola de Brizola, e só foi para o PT para entrar no governo de Lula.
     Observem o slogan dela para o segundo turno: Governo novo, ideias novas. Além disso a sigla do PT desapareceu de sua campanha. Isso pode ser um indicador que um novo partido está no forno, esperando apenas a eleição acabar.
     Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário