domingo, 22 de março de 2015

DESTAQUE




          Depois de um grande fracasso em Império, a Globo precisava botar no ar uma novela que trouxesse de volta os espectadores que ela vem perdendo, em função dos absurdos políticos praticados pelo seu jornalismo golpista.
          A novela Babilônia parece estar trilhando o caminho certo para recuperar o prestígio da emissora, colocando no ar uma trama bem urdida, com um elenco de primeira linha.
          Com a maioria das situações desenvolvidas no bairro do Leme, no extremo da praia de Copacabana, onde uma classe média branca e decadente se mistura com uma nova classe média negra que emerge das favelas, representada pela comunidade da Babilônia, favela situada no morro atrás dos edifícios, convivendo ainda com o luxo de uma elite corrupta, que frequenta o antigo e tradicional Leme Tenis Clube, situado na encosta do mesmo morro, que na trama recebe outro nome.
           Para quem conhece bem o Rio de Janeiro, que há 55 anos perdeu o status de Capital Federal, mergulhando num esvaziamento econômico e político, fica fácil identificar os personagens típicos, como o "rato de praia", vivido por Bruno Gagliasso, agenciador de prostitutas para os ricos das "boas" famílias da cidade, ou a advogada negra que ainda mora na favela mas já ocupa um posto bem remunerado em importante escritório de advocacia, vivida por Sheron Menezzes.
          O elenco traz a nata dos atores globais, com Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg vivendo um casal homoafetivo, Glória Pires e Adriana Esteves, vivendo o contraditório entre a rica corrupta e a classe média decadente, a sensacional Camila Pitanga e a linda e talentosa Sophie Charlotte, além de Marcos Palmeira, vivendo o político corrupto e ambicioso do interior atrasado do Estado do Rio, tentando ascender na política fluminense, disfarçado de "homem de Deus" e sua mãe ambiciosa e grossa, vivida por Arlete Sales.
          Enfim, todos os elementos que marcam a sociedade carioca, em profundo processo de crise e redefinição.
          Para mim, cuja infância transcorreu em grande parte na praia do Leme, fica mais fácil ainda identificar todos os personagens. Nos final dos anos 50 o Leme era a nossa praia. Todos os domingos estávamos lá, eu e minha família. às vezes íamos apenas eu e meu irmão, pegando o bonde 5, que passava na Rua Marquês de Abrantes, onde morávamos, ou o ônibus Triagem-Leme, que também passava por lá. Outras vezes a família toda se reunia na praia, com vários guarda-sóis com tios, tias, primos e primas, numa alegre reunião familiar.
          Após as 14,00 h., a Babilônia descia em peso, e a praia ia ficando cada vez mais negra, numa época em que as favelas ainda eram de madeira e seus moradores viviam na pobreza. Uma prima que vivia sonhos de ascensão social, chamava aquilo de "invasão do Congo". Tão parecida com a personagem de Adriana Esteves. Um tio com pretensões à alta sociedade praticava suas raquetadas no Leme Tênis Clube e era admirado por isso.
          O racismo e a discriminação social sempre estiveram muito presentes na sociedade carioca e as "turminhas de praia", eram usadas para discriminar as pessoas, separando os filhos das famílias mais ricas, com futuro garantido, dos jovens da classe média empobrecida que tentavam se aproximar dos ricos para conseguir algum prestígio, gerando situações de humilhação e ressentimento como as vividas por Glória Pires e Adriana Esteves na novela.
          O que mudou no Rio daquela época para hoje foi o surgimento dessa classe média negra, que luta para se impor, e o fortalecimento do turismo e da prestação de serviços como motor da economia, em substituição aos empregos do governo federal que migraram para Brasília.
          Uma lenta e dolorosa transformação, muito bem representada na nova trama da Globo.
          A campanha que estão tentando fazer contra a novela, mostra apenas que ela está colocando o dedo no nervo exposto de uma cidade, que já foi o centro cultural do Brasil e hoje luta para sobreviver num cenário de dispersão de poderes por todo o território nacional.

   Ficha técnica

Autoria

 João Ximenes Braga, Ricardo Linhares e Gilberto Braga. 
Direção
Dennis Carvalho
Elenco
Glória Pires, Adriana Esteves, Camila Pitanga, Thiago Fragoso, Gabriel Braga Nunes, Marcos Palmeira, Bruno Gagliasso, Nathália Timberg, Déborah Evelyn, Sophie Charlotte, Herson Capri, Arlete Salles, Nívea Maria, Cássio Gabus Mendes, Marcos Pasquim, Tuca Andrada, Isabela Garcia, Daisy Lúcidi, Maria Clara Gueiros, Louise Cardoso, Lu Grimaldi, André Bankof, Sheron Menezzes, Bruno Gissoni, Chay Suede, Juliana Alves, Marcello Melo Jr, Val Perré, Thiago Martins, Rômulo Estrela , Rita Guedes, Monique Alfradique, Marcos Veras, Marcelo Laham, Jacqueline Laurence, Luíza Thiré, Carla Salle, Gabriel Falcão, Hanna Romanazz, Fernanda Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário