quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Destaque

Nação - A flor do espírito


     Dia 01 de agosto, tive a grata satisfação de lançar meu livro Nação - A flor do espírito, em primeira mão, na minha querida Rio de Contas, pequena cidade da Chapada Diamantina, na Bahia, que escolhi para morar.
     O lançamento ocorreu no Espaço Nordeste, antigo centro cultural do BNB na cidade, infelizmente desativado pelo banco, que o repassou à Prefeitura, onde deve funcionar agora a Casa de Maria Brandão, nome de uma heroína local.
     O responsável pelo Espaço, Kal, mais conhecido como Kal da rádio, nos apoiou em tudo, colocando o espaço e os equipamentos de som e imagem à disposição.
     Eu, como autor, fiquei muito feliz em receber muitos amigos que compareceram para prestigiar o evento e saborear um modesto coquetel, mesmo numa noite de frio e neblina. Várias pessoas se manifestaram, depois que eu disse algumas palavras sobre o que representou para mim a realização desta obra, fruto de dois anos de trabalho, entre pesquisar e escrever, e mais oito meses de edição cuidadosa, pela editora Novo Século.
     O livro nasceu da ideia de contrapor os conceitos de civilização e barbárie, procurando mostrar como eles são relativos e se alternam ao longo da história. Mas o texto criou vida própria e se transformou em um romance histórico sobre a formação do Brasil e do nosso povo.
     Não se trata de um livro espírita, mas a espiritualidade aflorou muitas vezes, unindo a formação do espírito coletivo do povo brasileiro, com os espíritos formadores dessa espiritualidade coletiva, criando aquilo que hoje é marcante na nossa nação.
     Assim, nesta pequena cidade, veio à luz este trabalho, que começa assim a sua trajetória. Os próximos lançamentos serão em Salvador, no dia 20 de agosto, na Livraria Cultura, e em Brasília, previsto para o dia 28 de agosto, no centro cultural Mercado Sul, em Taguatinga, espaço alternativo da cultura brasiliense. Segue a participação, já confirmada, na bienal do livro do Rio, no stand da editora Novo Século, que reservou para mim uma hora no dia 10 de setembro.
     Agradeço a todos que compareceram ao primeiro evento e convido os que se interessarem por uma obra que mergulha nas origens do Brasil, a comparecerem aos próximos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário