quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Rapidinhas

Contradições capitalistas

     A reação à prisão dos mensaleiros só confirma que o socialismo tem dois grandes inimigos: a burguesia, que se acha dona do mercado e a burocracia, que se acha dona do Estado.
     A onda de acusações contra  Joaquim Barbosa por parte da burocracia petista, apenas atesta o que os cidadãos já haviam percebido; que eles se acham acima do bem e do mal e consideram que nenhum juiz está apto para julgá-los.
     Foi por isso que o socialismo fracassou na União Soviética, com as empresas estatais distribuídas finalmente entre os burocratas, nas sua ascensão final rumo ao "status" de burguesia.
     Fala sério, alguém ainda acredita que o PT seja um partido de esquerda? Dilma pode até fazer um bom governo, e ser uma pessoa correta, mas seu partido não quer implantar socialismo nenhum. Aliás, Lula já cansou de dizer que nunca foi de esquerda.

50 anos depois

     Dia 22 de novembro, completaram-se 50 anos do assassinato do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, o último liberal americano a ter coragem de enfrentar o establisment, da grande nação imperialista, promovendo reformas profundas na sociedade americana, dentre as quais a mais importante foi a imposição da igualdade racial entre negros e brancos.
     Como os documentos considerados secretos para o governo daquele país, ficam inacessíveis durante 50 anos, preparem-se para ver surgir novas e valiosas informações sobre o complô que culminou na sua morte e iniciou uma escalada de reação da direita no mundo inteiro contra o avanço do socialismo, que até aquele momento vinha acumulando vitórias seguidas.

55 anos depois

     Eu era pequeno quando o elevado da perimetral do Rio foi construído. Me lembro das obras, em 1958, quando meu pai entrava com o carro na fila para pegar a barca para Niterói, muito antes da construção da ponte Rio-Niterói.
     Para construir o elevado, o belíssimo Mercado de São Sebastião foi demolido, um crime contra o patrimônio histórico.
     Agora, quando a prefeitura resolve remover o monstro, substituindo por uma via subterrânea e recuperando a alma do antigo porto, vejo em Salvador a construção de obra semelhante, a chamada Via Expressa, ligando a BR-324 ao porto da cidade.
     Quanto dinheiro jogado fora numa obra completamente ultrapassada no tempo.
     O certo seria tirar o porto dali, deslocando-o para algum outro ponto no litoral ou para dentro da baía de Todos os Santos, como fizeram com o Porto de Pecem no Ceará e com o novo porto de Recife.
     Salvador sempre refém de interesses corporativos, vai ficando para trás.
  
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário