sexta-feira, 5 de junho de 2015

Politicando

Que tudo caia...

          Apesar das postagens nas redes sociais, indicando que o Congresso do PT irá tentar "reencantar" o país, historicamente pode-se dizer que o partido já caiu. E não foi só ele. Caíram também o PSDB e o PMDB, assim como os Partidos Comunistas, assim como os representantes da direita positivista, herdeira dos tenentes de 1930, responsáveis pelo golpe militar de 1964 com suas desastrosas consequências para a nação, ou seja, DEM, PP, PRP e outros tantos "Ps" originários da esfacelada ARENA.
            Estamos vivendo o final tardio do século XX, com o ocaso das ideias que o nortearam, responsáveis por tantas guerras e tragédias, e o alvorecer de um outro mundo, cujas formas tentamos entender, mas que ainda surgem cobertas de névoa no horizonte.
            Há poucos anos atrás era impossível prever uma perda tão rápida de liderança política e econômica dos Estados Unidos, e ainda se apostava na União Europeia como o novo ator global, candidato a agir ombro a ombro com os americanos na governança do mundo. 
           Quem podia prever uma ascenção tão vertiginosa da China, da Rússia e dos países asiáticos, remanescentes da antiga União Soviética, agora unidos pelo gigantesco projeto de desenvolvimento da "Nova Rota da Seda"? Quem poderia prever que a América Latina se levantaria, sacudindo a poeira da dominação secular de suas elites colonizadas, para almejar um lugar de paz e prosperidade no mundo civilizado. E a África? E a Índia? 
           E no entanto essa nova realidade vai tomando forma rapidamente diante dos nossos olhos atônitos, enquanto novos partidos voltados para a melhoria do cotidiano dos povos, como o Syriza, na Grécia, ou o Podemos na Espanha, ou mesmo os movimentos de rua no Brasil, por melhor transporte e assistência médica em 2013 (depois instrumentalizados pelo terrorismo internacional via Black Blocs e outros), deixando os discursos capitalista e socialista no passado.
          Os escândalos de corrupção se sucedem com uma rapidez impressionante, resultado direto de um mundo digital, onde tudo pode ser controlado e divulgado instantaneamente, levando de roldão as construtoras gigantes brasileiras, criadas e engordadas pelos programas desenvolvimentistas da era Juscelino e da ditadura militar, destruindo velhos esquemas milionários no futebol e carregando na sua enxurrada instituições como a FIFA, antes consideradas fortalezas inexpugnáveis.
          Mas isso tinha de acontecer. Para que o novo surja, é preciso que o antigo desapareça, embora isso esteja ocorrendo com rapidez imprevista. 
          Nada mais consegue ficar escondido. Tudo vem à tôna, mesmo as operações mais secretas dos velhos países imperialistas, que sempre espionaram o mundo inteiro para favorecer a injustiça, como, nos tempos da África do Sul racista, apoiada pelos americanos e Europa e agora por um Israel racista, ainda apoiado por americanos e europeus e, logo saberemos, pelas organizações terroristas do tipo Estado Islâmico, que só atacam os próprios muçulmanos e deixam Israel em paz, o que evidentemente tem o dedo novamente de americanos e europeus, como o golpe na Ucrânia, em Honduras, no Paraguai, e as tentativas de desestabilizar os governos progressistas da América Latina.
          Mas como dizia aquela música da cantora Marina, nos tempos em que ela era uma roqueira espetacular: Quem vai colar os caquinhos do velho mundo? Que tudo caia, pois tudo raia!
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário