sábado, 7 de dezembro de 2013

Rapidinhas

RAPIDINHAS

Morre um gigante


     Inspiração para todos os povos que lutam por justiça e liberdade, pesadelo para os opressores do mundo, que levaram 30 anos para se render à sua grandeza, Nelson Mandela nos deixou no dia 5 de dezembro, aos 95 anos.
     Deixa para o mundo uma mensagem de esperança e fé na humanidade.
     Adeus e obrigado, querido Mandela, uma rara unanimidade neste mundo tão conturbado.

Encontro de Culturas negras em Salvador
      Dia 10 de dezembro na Biblioteca dos Barris.
Maiores informações pelo site:
http://leituraelivro.blogspot.com.br/


Cotas para idosos?


       Hoje em dia existem cotas para tudo, mas os idosos permanecem esquecidos.
    Como está cada vez mais difícil se aposentar cedo, seria preciso implantar uma política de incentivo para os maiores de 60 anos que precisam trabalhar e encontram todo tipo de preconceito na hora de procurar um emprego.
      Quem chegou a essa idade tem uma experiência acumulada que pode ser valiosa para as empresas e mesmo para o serviço público, mas precisa de um horário especial, mais flexível, que lhe permita desenvolver suas atividades à contento, mantendo os cuidados com a saúde.
      Está faltando uma política pública para os idosos que precisam trabalhar. 

A orla de Salvador


       Ninguém duvida que Salvador tem um litoral belíssimo, um dos mais bonitos do Brasil.
    A cidade, no entanto, não trata essa orla com a devida atenção. Tudo vive abandonado e manutenção parece ser uma palavra desconhecida para os soteropolitanos, que fazem obras e as deixam se deteriorando, sem cuidado.
     O atual prefeito prometeu na sua campanha implantar as prefeituras de bairros, providência que ficou na promessa. Pelo contrário, sua gestão vem se pautando pela centralização, e embora se notem várias iniciativas para recuperar a cidade, a orla continua abandonada, exceto na Barra, onde obras de revitalização já começaram, visando o carnaval.
     Como são mais de 30 km de orla, a prefeitura poderia cogitar a criação de um Parque da Orla, com uma administração própria, para manter e gerir esse imenso espaço de lazer, não só fazendo a manutenção de equipamentos, calçadas e garantindo a sua limpeza, mas também promovendo eventos nos finais de semana, que estimulassem a prática de esportes, opção para quem não quer ficar só bebendo e criando barriga na beira da praia. A saúde pública agradece.
     Os diversos "babas", praticados na areia, em meio aos banhistas, provam que os campos de esporte são uma necessidade.
     Sobra espaço para implantação de quadras e campos de futebol. Falta criatividade, iniciativa e capacidade de descentralizar.
      Um Parque da Orla, com uma administração própria, voltado para a população de Salvador e para utilização o ano inteiro, e não apenas para os turistas e o carnaval, seria uma forma de manter essa parte tão importante da cidade sempre em boas condições de uso e apropriação por habitantes de todos os bairros. Afinal, a orla pertence à cidade toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário