terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Rapidinhas


 

 Festival de criação em Rio de Contas
     O que começou como uma pequena promoção de criatividade nas ruas desta linda cidade da Chapada Diamantina, evoluiu para um festival de arte, diferente, interativo, onde a população e os visitantes podem participar.
     Com apresentações de música, cinema, ações urbanas, teatro e oficinas sobre temas diversos, a Rua dos Inventos cresceu e tomou conta da cidade, com o apoio do governo estadual, através do IPAC, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, do acervo rio de contas da Universidade Federal da Bahia, do Museu Zofir Brasil, do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos e do restaurante Espaço Imaginário e da Ong, Oasis (e a lamentável ausência da |prefeitura local).
     O festival ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. Para conhecer a programação e planejar sua participação, acesse o endereço: www.ruadosinventos.wordpress.com.
      Venha participar e seja muito bem-vindo à arte e à cultura.

Que reforma?

     Propagandas do PT na Televisão, com a presidente Dilma e um corinho que fica repetindo o que ela fala, prometem uma profunda reforma no nosso sistema de saúde. Mas que reforma é esta, que não está sendo discutida com a população nem com o Congresso Nacional?
     Será que o governo do PT terá força para ir de encontro aos interesses dos grandes empresários da medicina privada, que financiam suas campanhas eleitorais, a quem interessa manter a saúde pública sucateada?
     E a reforma da educação? Será que vai ter alguma proposta? Será que eles tem cacife para enfrentar os empresários do setor e propor a federalização da educação e da saúde, esvaziando escolas e hospitais privados do país? 
     Talvez, se o Supremo Tribunal Federal acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais a gente consiga ver alguma coisa nesta área. Até lá, o PT e sua grande e amorfa base aliada, continuarão reféns de interesses escusos.
     Enquanto o Congresso Nacional se omite, quem legisla é o STF.
     Ave STF!

A Globo e os interesses americanos



     Aquele apresentador do Jornal da Globo, que já foi acusado de agente da CIA, apresentou a notícia da escolha dos caças Gripen, pela FAB, com indisfarçável mau-humor.
     Depois de 10 anos de indecisão e debates, o Brasil se decidiu pelo caça mais barato, mais econômico (custo de hora voada menor) e capaz de pousar em pistas curtas pelo imenso interior do Brasil, dispensando a construção de grandes bases aéreas, principalmente na Amazônia.
     Além disso, a Suécia, fabricante do caça, vai transferir para o Brasil toda a tecnologia de ponta, o que nos capacitará a projetar outros (e talvez mais possantes) aparelhos supersônicos. Uma empresa brasileira de São José dos Campos, inclusive já participa do projeto deste caça, que ainda vai ser lançado (é uma nova versão de um já existente).
     Apesar de tudo isso, o jornalista disse que a decisão do governo brasileiro tinha sido apressada (apenas 10 anos), porque não tinha contemplado o avião que os Estados Unidos estavam nos oferendo, o superado F-18, sem nenhuma transferência de tecnologia, para que eles pudessem controlar a quem poderíamos vender o avião, que será produzido pela Embraer.
     Até quando vamos permitir que uma empresa à serviço de interesses estrangeiros controle a informação no nosso país?.
     Já passou da hora de discutir a democratização dos meios de comunicação no Brasil.


Surpresa boa

     E por falar em má vontade, tomei um susto ao desembarcar no aeroporto de Brasília no domingo, dia  15 de dezembro. O terminal de passageiros está sendo triplicado e está quase pronto. Mas nada disso aparece nos noticiários das TVs. Só aparecem críticas sobre atrasos e problemas nas obras. Nenhuma imagem do que está sendo feito.
     Aliás a capital federal está um imenso canteiro de obras, com a finalização do Expresso DF, um imenso corredor de ônibus, tipo BRT (Bus Rapid Transport), que vai ligar as cidades satélites da divisa de Goiás até o centro da cidade, melhorando a vida de milhões de cidadãos.
     Depois a mídia reclama quando é chamada de PIG (Partido da Imprensa Golpista). O comprometimento das empresas que dominam a comunicação no Brasil com os projetos políticos da direita, aliada ao imperialismo dos países ricos, está caindo de podre.
     Está na hora de aprovar a nossa Lei de Meios, como os argentinos fizeram, impedindo que poucas famílias dominem e manipulem a opinião pública, para protegerem seus próprios interesses, contra os interesses da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário