quinta-feira, 20 de março de 2014

DESTAQUE

Mentiras no divã


     Acabo de ler este livro, de Irvin Yalon, publicado pela Ediouro, já na sua quinta reimpressão.
     Psiquiatra e psicoterapeuta, tenho a impressão de que há um traço autobiográfico do autor nesta obra, um romance em que um psicoterapeuta enfrenta algumas situações inusitadas no seu consultório.
     A história começa quando um paciente do Dr. Ernest Lash resolve abandonar sua esposa, depois de cinco anos de análise. O paciente, que até então era completamente dominado pela mulher, uma advogada amarga, consegue se libertar, provocando nela o ódio pelo terapeuta que o ajudou, fazendo com que ela imaginasse um plano para se vingar, tentando seduzir o psiquiatra, para depois processá-lo por assédio sexual.
     O desenrolar da história é surpreendente e vai nos revelando aos poucos o mundo dos terapeutas, suas ideias, suas disputas, as diferentes correntes de pensamento que existem entre eles, enquanto vários personagens que vão surgindo começam a se entrecuzar na história, até o desfecho inesperado.
     Dentre as situações inesperadas, há um episódio muito interessante, quando um psicoterapeuta é obrigado a participar de um jogo de pôquer, dentro de um cassino, para ajudar um cliente a identificar os gestos que ele fazia e que permitiam que os outros jogadores percebessem se ele estava blefando ou não.
     Psicologia pura.
     Mas há muito de humanidade no livro, na medida em que percebemos as limitações, as angústias e as dificuldades que os terapeutas enfrentam no seu trabalho.
     Uma visão do "outro lado" da psicoterapia, o lado dos terapeutas.
     Muito bom, o livro. Daqueles que a gente não consegue largar e no final se sente recompensado.
     Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário