quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

POLITICANDO



Considerações sobre o carnaval em Rio de Contas


Passado mais um carnaval, em que nossa pequena cidade histórica foi invadida por milhares de foliões, produzindo toneladas de lixo, muita poluição sonora para os moradores e muitas baixarias musicais, é hora de fazer um balanço.

Ao contrário de alguns, que são contra o carnaval, sempre fui à favor de sua realização. Tampouco sou desses "passadistas" que só gostam de marchinhas antigas. Acho que as coisas tem que mudar, evoluir, acompanhar os tempos.

Então, pra não ficar só criticando, aqui vão algumas sugestões para que os próximos carnavais possam ser melhores:

1) Em primeiro lugar é preciso tirar os automóveis da cidade, exceção feita para os carros dos moradores, é claro, que poderiam receber um crachá para poderem entrar e sair.
O melhor é que se criasse uma grande estacionamento fora da cidade, e se colocasse um "trenzinho", ou uma jardineira, algo assim mesmo bem rústico, para levar os turistas para as casas alugadas. Assim se mataria dois coelhos de uma só vez. A cidade ficaria livre do "som automotivo", que inferniza quem não aluga suas casas, e dos engarrafamentos.
Isso também facilitaria o trânsito das viaturas da polícia e do SAMU, que este ano não conseguiam trafegar devido ao atravancamento dos carros.

Estive em Jericoacoara, no Ceará, e lá existe uma jardineira dessas para levar os turistas, do estacionamento para os hotéis e pousadas (foto acima). Posso garantir que os turistas adoram. Começam logo a tirar fotos na jardineira, que faz parte do ambiente diferenciado.

2) É preciso também ter um plano de contingência para caso de ocorrer um incêndio, que poderia destruir nosso patrimônio histórico, o patrimônio particular de moradores e turistas, além de ameaçar a própria vida dos foliões. Olhem o exemplo da boate Kiss, em Santa Maria. Não dá pra imaginar que nunca vá acontecer, inclusive porque muitos vendedores ambulantes trabalham com bujões de gás em barracas de lona. O certo é ter um plano de fuga e um carro de bombeiro a postos.

3) Bom, outra sugestão é quanto a qualidade das músicas. Reclamação já antiga. As baixarias musicais atraem um tipo de público também de baixa índole moral. É isso que temos visto. Na segunda-feira, uma banda tocava uma música que dizia o seguinte:
A periguete te boca, a piriguete quer boquete, quer boquete, quer boquete...
O que dizer a respeito? Como levar sua família para um carnaval deste nível? Será que não há nada melhor? Nem em Salvador se vê tanta baixaria como em Rio de Contas.
Nada impede a prefeitura de estabelecer cláusulas no contrato das bandas impedindo músicas deste tipo, ofensivas às famílias da cidade. Até que ponto vamos aguentar tudo isso?
Não se trata de querer apenas músicas antigas, mas será que não existem músicas novas melhores do que isso? Porque não fazer um concurso de marchinhas de carnaval com os músicos locais, cujas vencedoras fossem também tocadas, junto com os sucessos do carnaval de Salvador?

4) Por último gostaria de resssaltar a diferença entre os três primeiros dias, com a abertura , o Rei Momo, etc e tal, os bailes à Fantasia e Vermelho e Preto, tradicionais da cidade, quando se pode ainda curtir um carnaval gostoso e descontraído, e o caos que se estabelece depois que o palco principal começa a tocar as porcarias de sempre.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RAPIDINHAS


Eleições 2013


      Amigos riocontenses, no dia 02 de março de 2013, no Club Riocontense, haverá eleições para composição do Conselho Tutelar de Rio de Contas.
      Este Conselho é um órgão autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.
     Portanto, não podemos transformar o cargo de Conselheiro Tutelar numa fonte de renda para pessoas despreparadas e/ou descompromissadas com a função e com o futuro de nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade.
     Os Conselheiros Tutelares tem o papel de porta-voz da comunidade, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes e para tanto, é preciso que analisemos suas propostas, antes que votemos pensando em favorecer amigos ou parentes. 
     Pedimos que nas eleições do dia 02, votem conscientes. Não vamos errar com as nossas crianças !!!!!
Yoany, ainda

     Tudo bem que Yoany Sanchez reclame das manifestações contra ela no Brasil. Mas dizer que todas elas foram organizadas pela embaixada de Cuba é menosprezar a capacidade do povo brasileiro se organizar e se manifestar.
     Se ela está acostumada com manifestações manipuladas lá em Cuba, tem que saber que aqui existe liberdade de expressão e muitas pessoas não gostam mesmo dela. Além disso a embaixada de Cuba nunca teria tal poder de mobilização em todo o país.
     Isso são historinhas da revista Veja, abertamente manipuladora e anticomunista.
     A verdade, Yoany, é que a revolução cubana tem realmente muitos admiradores no Brasil e que o povo brasileiro, em sua maioria, não gosta e não confia nos americanos, que financiam seu "giro" pelo mundo.
 
Fotos da família imperial
Foto de D.Pedro II (primeiro sentado à direita) no Egito, em 1871
 
     O arquivo Nacional no Rio de Janeiro, inicia nesta semana uma mostra com documentos importantes da história brasileira, reconhecidos como patrimônio nacional, regional ou mundial pela Unesco. Dentre eles os Autos da Devassa, da inconfidência Mineira e a Lei áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Como patrimônio Mundial a Unesco reconhece a Coleção Tereza Cristina, de fotografias que pertenceram à Família Imperial, e a Rede de Informações e Contra-Informações do Regime Militar do Brasil.
     A exposição fica em cartaz até 7 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
     Depois deverá seguir como exposição intinerante por outros estados brasileiros.
 


DESTAQUE

Impressoras 3D: uma revolução
 
 
 
     Pra quem gosta de filmes de ficção científica, quem se lembra dos sintetizadores, da série Jornada nas Estrelas? Eram aparelhos capazes de sintetizar qualquer coisa, à partir de componentes básicos existentes no universo, como por exemplo, partículas de carbono, átomos de hidrogênio, etc.
     Então se a pessoa queria tomar um milk shake, em pleno espaço, simplesmente pedia ao sintetizador, que se encarregava de consultar a memória do computador e construir um à partir das moléculas que formam o leite de vaca, o chocolate, etc, dando-lhe o mesmo aroma, a mesma textura e o mesmo sabor.
     Em poucos segundos o pedido se materializava, com as mesmas características físicas do original, surgindo, aparentemente, do nada.
     Pois não é que a ciência e a tecnologia estão nos levando muito próximos a isso?
     Nossos primeiros sintetizadores, se chamam impressoras 3D, capazes de produzir objetos em 3 dimensões, com características idênticas a de objetos feitos artesanalmente, ou à partir de montagem de peças separadas, no tradicional processo industrial.
     Um dos últimos produtos feitos por uma dessas máquinas é uma casa. Sim, isto mesmo, uma casa em tamanho real, composta apenas de piso, paredes e telhado, por enquanto.
     Isto significa que as instalações da casa, elétricas, hidráulicas e sanitárias, ainda não fazem parte do produto, e terão que ser colocadas depois, mas é um passo enorme para a construção civil que no Brasil ainda engatinha na sua industrialização.
     Com a tecnologia de modelagem no computador, arquitetos e designers  poderão projetar uma casa completa e o "sintetizador", se encarregará de produzi-la, revolucionando a produção de moradias humanas.
     Essa é a mais completa concretização do ideal modernista da casa como "máquina de morar", permitindo inclusive fugir da padronização cansativa e repetidora de formas, na medida em que, teoricamente,  poder-se-ia modelar tipos de casas diferentes a serem produzidas em série.
     A primeira casa impressa está surgindo na Holanda (veja link abaixo).
     Atenção profissionais da área, como engenheiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, vidraceiros: é melhor ir pensando em outra profissão. Os arquitetos ainda sobreviverão, pois alguém precisa projetar a casa a ser "impressa".
     Dizem que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo: discordo. As primeiras prostitutas já moravam em casas (sejam cabanas, ocas ou tendas) que foram planejadas por alguém, cuja atividade hoje se chama arquitetura.

PAPO DE ARQUIBANCADA

 Fatalidade ou Homicídio ?! 




          Meus amigos, esta semana ficamos todos tristes com o "incidente" ocorrido na Bolívia, quando um torcedor, Kevin Espada, de 14 anos, foi morto por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians.
         Numa manobra muito inteligente, o advogado das Gaviões da Fiel, conseguiu  que o menor H. A. M, de 17 anos, assumisse a autoria do disparo que vitimou o boliviano, com a intenção de conseguir a liberação dos 12 torcedores detidos na penitenciária San Pedro, em Oruro, provando que o adolescente é o responsável .
        - "Aqueles sinalizadores apreendidos pertenciam ao menor brasileiro. Ele abandonou a mochila, se afastou e depois retornou em outro lugar na arquibancada. Foi quando os policiais vieram e apreenderam mochilas, bandeiras. Esses dois torcedores (acusados como autores do homicídio) foram conduzidos amigavelmente e estão sendo responsabilizados pelos artefatos apreendidos na arquibancada." argumentou Cabral, advogado de defesa.
      Até quando vamos ver mortes nos estádios por conta do mau comportamento das torcidas organizadas ?! Se eles sabem que fogos de artifício são proibidos, por que continuam levando para os jogos ?! Enquanto tratarmos bandidos como cidadãos, vamos ver nossos filhos saindo de casa para assistirem aos seus clubes de coração, sem a certeza de que retornarão !!!

POESIA DA SEMANA

MUDE 
 


Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
vale a pena!

 Edson Marques

* Esclarecimento aos leitores: este poema havia sido atribuído erroneamente a Clarice Lispector, com o nome de "mudança". O autor, através dos comentários, nos esclareceu a verdadeira autoria do texto, que foi corrigida na publicação. Pedimos desculpas pelo erro na pesquisa.

CLIPE DA SEMANA

O clipe da semana é da música AMIZADE SINCERA, com Dominguinhos e Renato Teixeiraescolhido por mim, Adriano Araújo, para homenagear às pessoas das quais tenho muito orgulho de ser amigo. 

O meu muitíssimo obrigado a Anailton Moreira (Bigode), Bri, Del, Derlange e Mari, Dolfinho, Elton Nascimento, Jorge Cunha, Jorge Souza (Jorjão), Juci e Dô, "Léo de Tâmara", Márcia Maria (minha eterna namorada), Mário Luz (Divã), Max (meu cumpade), meus irmãos Gustavo e Rodrigo, meus primos, meus sobrinhos, meus tios e tias, Moisa (Ferramenta), Moisés Santana (Moisezinho), Osvaldo Castro, Priscila Coutinho, Raimundo Carvalho, Rinaldo Grilo, Robério Santos, Ronald Assumpção, Shirley, tio Coelho, Teófilo Campos e Zé Mário pela amizade de vocês.


Clique no link e assista:

HUMOR TRANSATLÂNTICO


TRIBUNA ABERTA


         Esta semana, recebemos um e-mail do leitor Afonso Henrique, sugerindo que reproduzíssemos o documentário intitulado "A Carne é Fraca", produzido pelo Instituto Nina Rosa, sobre a indústria de carne no Brasil, os malefícios que ela traz para o planeta, para nossa saúde e sobre a crueldade com que os animais são tratados. Agradecemos sua participação Afonso Henrique.
           Participe você também do Blog O PAIZ, mande sua sugestão.

A carne é fraca 

       Para assistir basta clicar no link abaixo:


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

POLITICANDO

Yoany Sanchez, a blogueira cubana, no Brasil
 
     Em sua primeira viagem ao exterior desde 2008, a blogueira cubana, Yoany Sanchez, desembarcou no Brasil e na Bahia, para o lançamento de um vídeo intitulado Conexão Cuba-Honduras, em Feira de Santana.
     Yoany, que reclamava muito da impossibilidade de sair de Cuba, recebeu seu passaporte como milhares de outros cubanos, após a mudança na política migratória, promovida pelo presidente Raul Castro. Agora qualquer cubano que possa comprar uma passagem aérea para o exterior, como no Brasil, vai poder sair e voltar livremente, acabando com as absurdas restrições ao direito de ir e vir, que perduraram por mais de 50 anos.
     Yoany é de oposição ao regime socialista de Cuba e transformou o seu blog numa trincheira política, sendo por isto homenageada por muitas instituições da direita no mundo inteiro.
     Independente das contradições da política interna cubana, que vem evoluindo desde que Raul Castro chegou ao poder, numa abertura lenta e gradual que lembra a da ditadura brasileira (os mais velhos se recordam), o fato político em destaque no momento é o seguinte:
     Seria Yoany uma autêntica representante da oposição cubana, insatisfeita com a falta de liberdades no país, ou seria ela apenas mais uma agente dos Estados Unidos, paga pelos americanos para provocar um desgaste do regime cubano, dentro da política de guerra fria que os EUA mantém até hoje contra a ilha?
     Para responder esta pergunta, transcrevo aqui, artigo publicado no site Opera Mundi, publicado pelo professor Salim Lamrani, cujos créditos estão no final.
     Deixo a conclusão para o leitor.

40 perguntas para Yoany Sanchez em sua turnê mundial
Famosa opositora cubana fará seu giro mundial por mais de uma dezena de países.
 
Agência Efe
1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?
2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade?
4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar?

5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba?
6. Você criou seu blog Geração y (Generación Y) em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe. Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008). El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008. A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008. A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência?
7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?
8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo?
9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal?
10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal?
11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar?
12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?
13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico?
14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y - All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?
15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?
16.  Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?
17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?
18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet?
19. Quem paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais?
20. Você possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. Você segue mais de 80 mil pessoas. Você afirma “Twitto por sms sem acesso à web”. Como pode seguir mais de 80 mil pessoas sem ter acesso à internet?
21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da rede social Twitter. Revela a partir de 2010 uma impressionante atividade de sua conta. A partir de junho de 2010, você se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter a cada dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. Como pôde realizar tal proeza?
22.  Por que cerca de seus 50 mil seguidores são na verdade contas fantasmas ou inativas? De fato, dos mais de 400 mil perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são ovos (sem foto) e 20 mil têm características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta).
23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas seguem você e tenham emitido mais de duas mil mensagens? Por acaso seria para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação de contas fictícias?
24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso?
25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, enquanto recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios de comunicação do mundo?
26. Você afirmou publicamente que enviou ao presidente Raúl Castro um pedido de entrevista depois das respostas de Barack Obama. No entanto, um documento oficial do chefe da diplomacia norte-americana em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que você nunca escreveu a Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou nunca tê-las enviado [as perguntas] ao presidente cubano. Por que mentiu?
27. Por que você, tão expressiva em seu blog, oculta seus encontros com diplomáticos norte-americanos em Havana?
28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram?
29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia norte-americana em Havana afirma que se reunia regularmente com você em sua casa, como indicam documentos confidenciais da SINA. Em uma entrevista, ele compartilhou sua preocupação em relação à publicação dos cabos diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks: “Eu me incomodaria muito se as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez forem publicadas. Ela poderia sofrer as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: quais são as razões por que você teria problemas com a justiça cubana se sua atuação, conforme afirma, respeita o marco da legalidade?
30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais que Gabriel García Márquez”?
31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de rádio de toda tendência política” sob a ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958?
32. Você declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã as suspenderem as sanções, duvido muito que sejam vistos os efeito”. Continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana?
33. Condena a imposição de sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba?
34. Condena a política dos Estados Unidos que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apoia as piores ditaduras do Oriente Médio?
35. Está a favor da extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável por mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami graças à proteção de Washington?
36. Está a favor da devolução da base naval de Guantánamo que os Estados Unidos ocupam?
37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida?
38. Em sua opinião, é normal que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em  Cuba para conseguir “uma mudança de regime”?
39. Em sua avaliação, quais são as conquistas da Revolução Cubana?
40. Quais interesses se escondem atrás de sua pessoa?

* Doutor em Estudos Ibéricos e Latino-americanos da Universidade Paris Sorbonne-Paris IV, Salim Lamrani é professor titular da Université de la Réunion e jornalista, especialista nas relações entre Cuba e Estados Unidos. Seu último livro se intitula Etat de siège. Les sanctions économiques des Etats-Unis contre Cuba, Paris, Edições Estrella, 2011, com prólogo de Wayne S. Smith e prefácio de Paul Estrade.

Contato: 
Salim.Lamrani@univ-mlv.fr.


RAPIDINHAS

TRISTE BAHIA


Ziguiriguidum, ziguiriguidum, Ziguiriguidum, ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, ziguiriguidum.
Rebolou, vem no ziriguidum
Rebolou, vem no ziriguidum
Balançar.
Eu gosto da nega mulata
Eu gosto da nega que samba
O pé faz assim
Mãozinha pro ar
Balança o pescoço
Pra lá e pra cá
Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum, Ziguiriguidum.

     Caros leitores, começamos as rapidinhas desta semana com a letra da música que foi eleita a melhor do carnaval de Salvador 2013. Trata-se de uma versão da música cubana “Yri Yri Boum”, da década de 50, composta e interpretada pela banda Filhos de Jorge. As outras concorrentes foram as, Largadinho e Dançando, interpretadas por Cláudia Leite e Ivete Sangalo, respectivamente, que nem merecem comentários.
      É impressionante a falta de qualidade da atual “música baiana” ou “axé music” como preferirem, nos últimos carnavais. Composições sem conteúdo, baseadas em coreografias tolas, quando não obscenas, que anestesiam a massa. É preciso dar um basta nesta banalização da música no carnaval baiano. Também, numa festa em que um imbecil coreano é a maior atração, espera-se o que ?!
 
Congonhas: até quando?
 
 
     As empresas aéreas brasileiras querem ampliar novamente a capacidade operacional do aeroporto de Congonhas, atualmente limitada a 34 movimentos (pousos e decolagens) por hora.
     Claro que elas estão visando apenas os seus lucros, mais uma vez, desconsiderando a possibilidade de novos acidentes e de transtornos para os moradores do bairro em torno do terminal aéreo.
     A verdade é que aquele aeroporto já deveria ter sido fechado há muito tempo. Quando foi construído, a região era uma área agrícola. Com o crescimento desordenado da cidade, ficou no meio dos prédios residenciais, que já sofreram com vários acidentes, sendo dois de grandes proporções, em 1999 e 2007, com aviões da TAM.
     Até quando o interesse público vai ficar sujeito aos interesses das empresas aéreas e também da especulação imobiliária que não respeita os limites dos aeroportos? Os aviões se tornaram maiores, mais rápidos e com maior capacidade de passageiros. Não cabem mais ali. Esta é a realidade.
     Por questões de segurança, está na hora de fechar o aeroporto de Congonhas. Vão esperar outra catástrofe para tomarem uma providência?
 
A Rede de Marina Silva
 
     O novo partido lançado por Marina Silva, que se chamará Rede Sustentabilidade, parte de duas velhas novidades, a internet (a rede) e a sustentabilidade, para se arrogar uma aparência de coisa nova, de uma nova forma de fazer política, chavão também já antigo, usado na fundação do PT, nos anos 1980.
     A tentativa de parecer novo, evitando inclusive o nome Partido, já tão desgastado pelo descrédito da prática política no Brasil, revela que o novo partido de Marina Silva é mais uma jogada de marketing, do que uma proposta realmente nova.
     Na verdade o partido foi fundado apenas para respaldar o lançamento da sua candidatura à Presidência da República em 2014, já que o PV não permitiu que ela assumisse o comando e acabasse com algumas propostas históricas dos verdes, como o direito ao aborto e a defesa dos direitos dos homossexuais.
     Vai se transformar num grande partido conservador, representando a ideologia reacionária das igrejas pentescotais, disfarçado sob o manto da defesa da ecologia.
     Mais uma enganação na política brasileira.
 





PAPO DE ARQUIBANCADA


RUMO AO BREJO

       Meus amigos, desta vez a vaca a rubro-negra baiana, foi pro brejo: Vitória 1 x 4 Ceará.

    Com direito a chocolate, em seu santuário, o time baiano foi eliminado precocemente pelo alvinegro cearense e se juntou ao arquirrival, Bahia, até o começo da participação de ambos no fraquíssimo campeonato baiano, numas férias de 32 dias.

      Como havia dito em outra edição do blog, o “Leão” não fez boas contratações e precisa repensar seus critérios, sob pena de fracassar e retornar à tão temida segunda divisão. 

     Como se não bastasse a falta de qualidade técnica da maioria dos jogadores, o técnico rubro-negro, Caio Júnior (Caio Junto) modificou o time que havia vencido o último jogo, de forma desastrosa. Até quando vamos ter que engolir esse David Bráz (Braga) ? Nino Paraíba tem problemas psicológicos, ele acredita ser um jogador de futebol, ainda temos Nicácio e Dinei no ataque, cardíaco, claro ! Abre o olho diretoria do Vitória, a vaca vai pro brejo !!!!

DESTAQUE

Espaço Nordeste em Rio de Contas
 Espaço para exposições 

     O Banco do Nordeste do Brasil abriu em Rio de Contas, um espaço destinado à ser "um canal de oferta de produtos e serviços sócioculturais e de negócios bancários para a comunidade, visando a redução dos índices de exclusão sociocultural e ampliação da cobertura bancária na Região Nordeste".
     O Espaço Nordeste é coordenado pelo BNB e pelo INEC, Instituto Nordeste Cidadania.
Em Rio de Contas, situa-se na Praça da matriz, Maestro Esaú Pinto, n. 77, Centro histórico de Rio de Contas, ocupando a casa que foi de Maria Brandão, figura histórica da cidade, pela sua luta em prol dos direitos civis e econômicos do povo brasileiro.
Sala de leitura e biblioteca

O espaço conta com um setor de negócios, biblioteca, local para exposições, local para eventos, sala de inclusão digital, camarim, para apoiar apresentações de arte e cultura, além de todos os equipamentos necessários.
A sala de inclusão digital

Espaço para eventos

A coordenação do espaço se divide entre (da esquerda para a direita) Carlos Landulfo (Cal), assessor cultural, Lindaura (Daia), assessora administrativa, Queila, assessora social e Zirleide (JU), serviços gerais (faz um café muito gostoso). 
     A programação para o mês de fevereiro inclui oficinas e manifestações culturais locais, dentre as quais se destaca a "Encomendação das Almas", no dia 27 de fevereiro, cerimônia realizada na Semana Santa, onde um grupo de pessoas vestidas com mortalhas brancas rezam durante à noite, batendo matracas. A reza termina no cemitério da cidade.
     O advento do Espaço Nordeste em Rio de Contas, cumpre um papel muito importante ao preencher o vazio existente na área da cultura, dando apoio aos artistas locais, além de oferecer financiamento aos pequenos produtores rurais.
     Parabéns Rio de Contas.

POESIA DA SEMANA


Os justos
 
 
 
 
Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire. 
O que agradece que na terra haja música. 
O que descobre com prazer uma etimologia. 
Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez. 
O ceramista que premedita uma cor e uma forma. 
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade. 
Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto. 
O que acarinha um animal adormecido. 
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram. 
O que agradece que na terra haja Stevenson. 
O que prefere que os outros tenham razão. 
Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo. 

Jorge Luis Borges, in "A Cifra" 
Tradução de Fernando Pinto do Amaral
 
 

CLIPE DA SEMANA

O clipe da semana é da música O MUNDO É UM MOINHO, com Cartola, atendendo ao pedido de seu pai, num reencontro após 40 anos.


Clique no link e assista:


HUMOR TRANSATLÂNTICO


TRIBUNA ABERTA


          Este espaço é aberto para o leitor que deseja publicar alguma matéria interessante ou até mesmo dar sua opinião acerca de algum assunto publicado neste blog ou de interesse geral, desde que este não seja de conteúdo racista, pornográfico ou ofensivo. Os autores deste blog reservam o direito de decidir se o conteúdo enviado será publicado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

POLITICANDO

Bye Bye Benedito
     O papa Benedictus XVI, cujo título foi traduzido para o português como Bento XVI, por puro racismo (imagine se eles iam deixar um papa com nome de santo preto?), depois de um curto pontificado, de apenas oito anos, renunciou ao trono de São Pedro, abrindo espaço para a escolha de um novo pontífice, o que deve ocorrer num conclave que se iniciará no dia 28 de fevereiro.
     Controverso, esse papa. Depois de ter conseguido esmagar o clero progressista do Vaticano, nos seus anos à frente da Congregação para Doutrina da Fé, o mesmo órgão antigamente encarregado da inquisição, no longo papado de João Paulo II, um papa de direita, acusado de ser agente da CIA e de ter tramado a morte do progressista João Paulo I, que ficou apenas um mês no cargo e teve morte misteriosa, o cardeal Ratzinger, depois Bento XVI, foi eleito por um conclave extremamente dividido entre os conservadores europeus e norte-americanos e o clero progressista da América latina, África e Ásia, que pediam uma renovação da igreja.
     Sua nacionalidade alemã, um país de maioria protestante, e seu passado de soldado de Hitler, pesavam muito contra ele, mas mesmo assim sua escolha foi a solução encontrada para impor ao terceiro mundo um papa europeu, conservador, que teria que lidar com questões no mínimo constrangedoras para a Igreja, como os escândalos de pedofilia que se sucediam, destampando a velha e conhecida hipocrisia da Igreja Católica, que finge que os padres não fazem sexo, e os deixam a sós com suas necessidades físicas, colocando à sua mercê milhões de crianças em instituições religiosas pelo mundo.
     Ratzinger, ou Bento XVI, ou Benedictus XVI, no entanto, começou uma limpeza severa nas instituições católicas do mundo, combatendo a pedofilia com tolerância zero, enquanto tentava sanear também as nebulosas finanças do Vaticano, com seus vínculos com bancos como o Santander, comandado pela chamada Santa Máfia da Opus Dei (sobre isto veja artigo Banco Santander, Opus Dei e Vaticano: relações promíscuas e perigosas no link abaixo
http://www.pranselmomelo.com.br/2012/01/banco-santander-opus-dei-e-vaticano.html)  e a indústria armamentista, que lucra com a guerra, no sentido oposto dos apelos pela paz do sumo pontífice, afirmação sempre desmentida pela Igreja (veja artigo Pobre rico Vaticano, no link abaixo http://www.dw.de/pobre-rico-vaticano/a-1557411).
     Essa imensa rede de interesses parece ter sido mais forte que o impulso de reorganização conservadora que Ratzinger tentou impor ao Vaticano, provocando a sua renúncia.
      Com a perda do impulso neoliberal, e a crise das economias americana e européia, além da divisão da facção conservadora do vaticano entre adeptos da faxina de Ratzinger e os beneficiários da intrincada rede de interesses econômicos que paira sobre as práticas financeiras da Igreja Católica, pode ser que haja espaço para a ascensão de um novo poder renovador dentro do clero, capaz de reaproximar a velha instituição da palavra de Cristo.
     Os cardeais se encontram numa encruzilhada, em que precisam escolher entre se reaproximar do antigo terceiro mundo (agora chamado de emergente), tentando reconquistar corações e mentes, principalmente entre as populações mais pobres do planeta, ou continuar perdendo adeptos para as igrejas protestantes, sejam as tradicionais ou as pentescostais que não param de crescer, sem falar na grande ofensiva do islã, do espiritismo (particularmente no Brasil) e das religiões de matriz africana.
     Talvez seja a hora para a Igreja Católica dar uma grande virada e se reformar, acabando com a rídícula instituição do celibato, permitindo que mulheres se ordenem sacerdotes, apoiando os gays e a contracepção e optando realmente por ser uma grande instituição espiritual, ao invés de um poder temporal.
     Esta guinada corajosa, que seria comparável ao concílio Vaticano II liderado pelo saudoso João XXIII, poderia evitar a sua derrocada moral, impedindo ainda a perda de importância da Igreja Católica em um mundo que muda rapidamente, 
     Quem viver, verá.