terça-feira, 8 de outubro de 2013

PAPO DE ARQUIBANCADA

Futebol brasileiro

José Maria Marin

        Meus amigos, não é possível que o técnico Felipão tenha endossado os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia ! Adversários sem expressão que não acrescentam, tecnicamente, nada na preparação para a copa do mundo. Expondo os jogadores a viagens longas - já enfrentam um calendário desgastante em seus clubes - arriscando-os às contusões.
        É impressionante a forma que a CBF - Confederação Brasileira de Futebol conduz a nossa seleção e o nosso futebol. Decerto que não estão preocupados com os atletas ou clubes, muito menos com a devoção do povo brasileiro. Estão pensando apenas em ganhar dinheiro.
        Precisamos fazer uma reforma política em nosso futebol, urgente !
        Poderíamos começar criando uma liga, independente, como fizeram os ingleses, mas parece que a ditadura e os interesses pessoais são maiores ainda nos clubes.
       Quem sabe saímos às ruas para moralizar nosso futebol ?!
       Fora a ditadura !
 
Blogando por ai...
 
Mauro Cezar Pereira
 
 
Neymar está virando Messi
 
          Após os primeiros jogos de Neymar pelo Barcelona, o blog mostrou o posicionamento do brasileiro com a camisa do time catalão. "'Ponta', no Barça Neymar finaliza menos e tem como principal missão servir Messi & Cia.", é o título do post do dia 20 de setembro. Não era difícil constatar que o ex-santista vinha atuando bem aberto pelo flanco esquerdo e com a prioritária missão de colocar os companheiros em condições de finalizar.
          Mas Messi tem se machucado. Ficou ausente da reta final da temporada passada e agora está novamente fora de combate. Do primeiro semestre para cá as coisas mudaram um pouco no Barça, com novo técnico, o argentino Gerardo "Tata" Martino, e o reforço de um jogador especial, jovem, com potencial para se colocar entre os maiorais do planeta: Neymar. Isso, somado à nova ausência do melhor do mundo jogando bola, cria uma situação diferente.
          Neymar já havia aparecido mais nas faixas central e à direita da cancha no triunfo sobre o Celtic, na Escócia, como o blog destacou em post do dia 1º de outubro. Na oportunidade, sem Messi ao lado, se movimentou mais diante da missão de furar o bloqueio defensivo do time de Glasgow. No fim de semana, pelo campeonato espanhol contra o Valladolid, ele "virou" Messi. Neymar foi o "falso 9" que o argentino costuma ser desde os tempos de Pep Guardiola.
          Neymar atuou por todo o ataque barcelonista, não ficou preso à ponta e sequer podemos dizer que ele priorizou o lado esquerdo do campo, como no confronto com o time escocês. Martino experimenta o brasileiro desempenhando o papel que é do argentino para eventualidades como a do momento, quando o camisa 10 não está à sua disposição. Mais ou menos o que Mano Menezes pensava para a seleção brasileira na inexistência de um centroavante confiável.
          Com Luiz Felipe Scolari, Neymar eventualmente até tem mais liberdade para buscar o jogo um pouco mais distante da linha lateral da cancha. Mas é muito mais um atacante pela esquerda, até porque o time cebeefiano vem atuando, sempre, com um "verdadeiro 9", seja ele Fred ou Jô. O fato é que à serviço do Barcelona, o garoto vai mostrando, pouco a pouco, que seu talento e versatilidade permitem que o utilizem de diferentes formas. E na seleção?
Fonte: Blog do Mauro Cézar Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário