segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DESTAQUE

Boca do Inferno


     Fantástico esse romance histórico (Companhia das Letras, São Paulo - 2012) em torno do personagem real Gregório de Matos e os episódios que o envolveram na deposição do governador da colônia do Brasil, Antonio de Souza, mais conhecido como "Braço de Prata", no final do século XVII, em Salvador.
     O domínio da língua portuguesa, tanto atual quanto antiga, pela sua autora, a cearense Ana Miranda, transforma a obra numa leitura intensa e apaixonante. O incrível trabalho de pesquisa sobre a vida de Gregório de Matos e outros personagens importantes da época, como o padre Antonio Vieira, nos leva a uma viagem no tempo, nos transportando para dentro das intrigas e paixões da sociedade brasileira da época, traçando um perfil da nascente sociedade baiana, extremamente esclarecedor para quem quer entender a Bahia e o Brasil atual.
     Sem concessões a recursos mais fáceis, como a ironia e o deboche, tão largamente utilizados hoje por pretensos historiadores, Ana nos presenteia com um retrato dramático de uma época em que as bases da nossa nação foram lançadas e que vai desvendando as raízes de alguns males que nos atormentam nos dias de hoje, como a corrupção dos governantes, a justiça feita para beneficiar os mais ricos e a falta de princípios éticos de muitos políticos.
     Por outro lado, nos mostra que, mesmo numa colônia distante e abandonada pela justiça, existiram grandes homens, capazes de sobreviver aos desmandos, às injustiças e à covardia generalizada, lançando sementes para o futuro, que frutificaram e hoje alicerçam a construção de nossa sociedade.
     Não foi à tôa, que Boca do Inferno foi incluído numa lista dos cem melhores romances na língua portuguesa, publicados no século XX.
     Imperdível!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário