domingo, 13 de janeiro de 2013

POESIA DA SEMANA

Cântico primeiro de Aninha




A estrada está deserta,
vou caminhando sozinha.
Ninguém me espera no caminho.
Ninguém acende a luz.
A velha candeia de azeite
de há muito se apagou.
A longa noite escura...
A caminhada...
Carreando pedras,
construindo com as mãos sangrando
minha vida.
Deserta a longa estrada...
Mortas as mãos viris que se estendiam às minhas.
Dentro da mata bruta
Leiteando imensos vegetais.
Cavalgando o negro corcel da febre,
Desmontado para sempre.
Passa a falange dos mortos...
Silêncio. Os namorados dormem.
Flutuam véus roxos no espaço.
Na esquina do velho tempo morto
À sombra dos velhos seresteiros...
A flauta, o violão, o bandolim.
Alertas as vigilantes,barroando portas e janelas cerradas.
Cantava de amor a mocidade.
A estrada está deserta...
Alguma sombra escassa
buscando o pássaro perdido
Morro acima. Serra abaixo.
Ninho vazio de pedras.
Eu avante na busca fatigante
de um mundo impreciso
todo meu.
feito de sonho incorpóreo
e terra crua.
Bandeiras rotas, despedaçadas,
quebrando o mastro na luta desigual.
Sozinha, pisada. Nua. Espoliada, assexuada.
Sempre caminheira, removendo pedras.
Morro acima. Serra abaixo.
Longa procura de uma furna escura,
fugitiva a me esconder.
Escondida no meu mundo,
Longe...Longe...
Indefinido longe, nem sei onde.
O tardio encontro
Passado o tempo de semear o vale,
de colher o fruto.
O desencontro,
da que veio cedo e do que veio tarde.
A candeia está apagada
e na noite gélida eu me vesti de cinzas.
Meus olhos estão cansados
Meus olhos estão cegos
Os caminhos estão fechados.
Cora Coralina
(Vintém de Cobre: meias confissões de Aninha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário