segunda-feira, 17 de junho de 2013

OBSERVATÓRIO DA TV

Encheção de linguiça


    Me dei ao trabalho de percorrer todos os canais da Sky, da minha assinatura, só pra ver o que acontece nos tais "mais de 100 canais" que eles anunciam.
     Tirando os canais abertos, das redes nacionais, Globo, Record, SBT, Band e Rede TV, os canais que são oferecidos aos assinantes são na sua maioria uma grande enganação.
     No meu plano contei 05 religiosos, 02 de vendas, 02 de agronegócios, 19 de esportes, sendo que 04 deles especializados, um em golfe outro em beisebol, outro em esportes radicais e outro em UFC (aquelas pancadarias). Quem assiste isso? Além desses, 05 de notícias, Globonews, Bandnews, BBC e CNN e o Bloomberg, que é especializado em economia, na ótica dos americanos, 05 que exibem aquelas séries de temporadas americanas, a maioria idiotas, 03 de sexo, onde mulheres com cara de puta ficam fazendo sexo oral nuns caras nojentos, 08 canais estatais (Sesc, TV Escola, TV Câmara, TV Senado, TV Cultura, TV Brasil, TV Justiça e NBR, a maioria chatíssimos. Salva-se a TV Câmara, que tem alguns bons programas de música e documentários históricos em meio a entrevistas igualmente chatas.
     Temos 07 infanto-juvenis, sendo 02 de desenhos (Gloob e Cartoon) e 04 de séries para adolescentes (Disney, Disney XD, DSC Kids e Nick) e o educativo Ratimbum, que costuma ser também meio chatinho por ser muito repetitivo.
     Depois tem uns para gente rica que são um porre. O Futura, que é o canal mais chato de todos os tempos, com aspirações de ser educativo, mas que só passa aqueles programinhas comprometidos com os interesses das empresas que patrocinam o canal, o GNT, que é para gente que se acha superior e um tal de Glitz, sobre moda, também para as dondocas do pedaço.
     Pra quem gosta de documentários, tem o Discovery Home & Health (saúde), que transforma as doenças num show de suspense, o Animal Planet, que adora mostrar os predadores caçando e devorando suas presas, pra provar que a natureza é baseada na competição e na vitória do mais forte (pra justificar o capitalismo?) e a Nat Geo, especializada em lugares estranhos do planeta.
     Depois vem os que alternam séries com filmes, como a Universal, Warner, Fox, AXN, Sony, FX, SyFy (especializada em ficção científica de terceira categoria) e as especializadas em cinema, os canais Telecine, o Canal Brasil, a MGM (que também passa aquela série ridícula The Bachelor onde um homem rico e bonitão que fica escolhendo noivas), os 06 canais HBO, 05 canais Max, o TCM, que passam velhos filmes e séries antigas americanas e o CINE BR, que só passa cinema brasileiro.
     Além desses temos algumas jóias da imbecilidade, como o TRUTV, que passa aquelas séries ridículas sobre caça-fantasmas e perseguições policiais em estradas norte-americanas e os canais de música que exibem clipes (MSW e VH1).
     Temos como destaques o canal Arte 1, da rede Bandeirantes, especializado em arte e o Viva, da Globo, que passa as velhas séries brasileiras, novelas e bons filmes.
     Bom, não vou me arriscar aqui a dizer o que é melhor, pois isto depende do ponto de vista de cada um, e pelos meus comentários já deixei claro os que acho piores. Mas observando o que vejo todos os dias, cheguei à conclusão que os canais de filme, principalmente os do Telecine, os canais de notícias Globo News e Band News, e alguns canais de esporte, com destaque para o  SPORTV e ESPN Br, com aqueles comentários ótimos do Juca Kfouri e seus colegas, além da Globo aberta e eventualmente o Arte 1, o Viva, a BBC e CNN, são os canais que assistimos.
     O resto é pura encheção de linguiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário