quarta-feira, 27 de março de 2013

DESTAQUE

Rock in Rio, o musical
     Aproveitei o final de semana no Rio para assistir este espetáculo, numa noite só para convidados, em que tivemos a alegria e o prazer de recebermos o convite de Marta Ferreira, que nos hospedou em Niterói.
     O musical tem duas partes, a primeira com 1,50 h. de duração, seguida por um intervalo de 15 minutos e a segunda parte com mais uma hora. Pensei que fosse ser cansativo, mas nem vi a hora passar.
     O espetáculo é lindo e emocionante, trazendo de volta a história do primeiro festival, junto com a situação política que se vivia no Brasil, no final da ditadura, e a luta dos estudantes pela redemocratização do país.
     Os atores-cantores são fantásticos, com destaque para Lucinha Lins e Guilherme Leme (eu nem sabia que ele cantava), ambos em grande forma, além de um grande elenco de atores jovens, que cantam e dançam impecavelmente.
     Foram muitas lágrimas ao longo do espetáculo, lembrando a luta estudantil da qual também participei, no final dos anos 70, início dos 80, junto com as músicas que marcaram aquela época.

Clique no link e assista um clipe do musical :

     Além do espetáculo, foi uma oportunidade única para conhecer a "Cidade das Artes", gigantesco centro cultural na Barra da Tijuca, local do imenso teatro onde está sendo apresentado o musical.
    
    Minha primeira reação, como arquiteto, foi achar aquele espaço um absurdo, um gasto desnecessário, um palácio das artes que ostenta grandeza e riqueza e oprime um pouco o usuário. Dinheiro que poderia ter financiado muitas produções. Mas ao entrar no teatro e perceber a sua dimensão, entendi um pouco daquele gigantismo. O Rio de Janeiro merecia um espaço daqueles, que por sinal estava sendo inaugurado naquele dia.
     Foi, portanto, um privilégio poder estar ali, naquele momento, onde o espetáculo estava sendo apresentado completo pela primeira vez, inaugurando aquele espaço que com certeza vai ter um papel muito importante na história da cultura brasileira.
     Quem dera os gestores das cidades brasileiras dessem tanta importância à cultura.
     Se você, leitor, tiver oportunidade, não perca esse espetáculo maravilhoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário