segunda-feira, 11 de março de 2013

RAPIDINHAS

Você conhece esta bandeira?


     É a bandeira da  Conjuração Baiana, que propunha a formação da República Bahiense, movimento que eclodiu em Salvador, em 1798.
     Seus líderes eram negros instruídos; os alfaiates João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira e os soldados Lucas Dantas do Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens associados a pessoas da elite liberal, Cipriano Barata, Moniz Barreto, Aguilar Pantoja, membros da Casa da Torre e outros aristocratas, mas só os populares foram executados, mais precisamente no Largo da Piedade a 8 de novembro de 1799. 
     As cores, vermelha, azul e branca foram mantidas na bandeira atual, como homenagem ao movimento.

Mortes suspeitas incriminam a CIA
     Fidel Castro já disse que eles são especialistas em assassinatos. Trata-se da CIA, Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, acusada de mandar matar ou matar ela própria, dezenas de líderes estrangeiros contrários ao interesses norte-americanos.
     O próprio Fidel foi vítima de várias dessas tentativas, e só não morreu porque dispunha de um excelente serviço secreto. O vice-presidente da venezuela, Nicolás Maduro, acusou novamente os americanos pela morte de Hugo Chavez. Mas como eles poderiam ter provocado câncer no presidente venezuelano? Lembrem-se que vários líderes da esquerda latino-americana tiveram câncer nos últimos anos, a começar por Lula e Dilma, além de Cristina Kirchner, o vice equatoriano, o vice colombiano e Fernando Lugo, do Paraguai.
     Provocar câncer em alguém não é tão difícil, basta dirigir um aparelho de raios-X para um local onde a pessoa passe muitas horas por dia. Os raios X atravessam portas e paredes, só sendo contidos por revestimentos à base de chumbo.
     Dirigir um feixe desses raios ao gabinete ou à residência presidencial, à partir de um prédio vizinho, ou mesmo de um veículo estacionado em frente, algumas horas por dia, é suficiente para provocar esse tipo de tumor na pessoa alvo.
     Lembrem-se das dúvidas sobre a morte suspeita de Tancredo Neves, no Brasil, na véspera de sua posse. O próprio Aécio Neves, neto de Tancredo, deu declarações na época levantando suspeitas de que ele poderia ter sido morto no hospital, pelos militares que não queriam a transferência do poder aos civis. Os americanos que sempre apoiaram a ditadura militar podem perfeitamente ter liderado a operação.
     Um dia saberemos a verdade sobre essas estranhas mortes. Por enquanto, seria bom revestir gabinetes e residências presidenciais com uma tinta à base de chumbo, usada em consultórios dentários e clínicas radiológicas.
Lançamento

     Dia 11 de março, segunda-feira, às 17 horas, a escritora Rachel Moreno está lançando seu livro A Imagem da Mulher na Mídia, na Biblioteca dos Barris, em Salvador. O lançamento contará com palestra com a autora, seguida de debate e faz parte das comemorações do dia internacional da mulher, transcorrido dia 8 de março.
     Vale à pena conferir.

Leituras Públicas
 
 
     Na mesma Biblioteca dos Barris, em Salvador, dia 14 de março haverá mais uma sessão das "leituras públicas", com os autores, Antônio Barreto, Jotacê Freitas e Salete maria da Silva, com mediação de Gal Meirelles.
     No quadrilátero da biblioteca as 17,00 horas.
     Vale conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário