segunda-feira, 1 de julho de 2013

DESTAQUE

A revolução no Facebook
     Não dá pra deixar de comentar a influência do Face, nas manifestações que ocorrem pelo Brasil e pelo mundo. A rede social que fez desaparecerem, o Orkut, o MSN e diminuiu drasticamente o tráfego de e-mails, concentrando tudo numa só plataforma, também se tornou um amplo campo de debates.
     Discute-se de tudo hoje no Face, que aliado à facilidade de produção de imagens pelos celulares, torna qualquer evento instantâneo, seja uma passeata ou uma denúncia.
     Claro que muita informação desinteressante circula pela rede, principalmente correntes religiosas e postagens individuais, como as fotos de adolescentes em frente ao espelho ou fotos de pessoas em viagens e eventos. Mas isso faz parte da filosofia desta forma de comunicação, que aceita e mistura tudo, à semelhança da vida cotidiana.
     Quanto às manifestações no Brasil, é impressionante o número de protestos, muitos afinados com uma direita raivosa, por estar a dez anos alijada do poder, e que quer se aproveitar da gigantesca pauta de reivindicações que vai surgindo, acumulada por tantos anos de arrogância dos políticos de todos os matizes.
     É preciso ter cuidado com ela. Tem gente até pedindo a volta da ditadura para combater a corrupção, muitos sem saber, pela sua juventude, que os desmandos que estão aí ainda são decorrência do regime militar, onde ninguém podia reclamar de nada, e os políticos oportunistas deitavam e rolavam livremente, criando essa cultura de impunidade.
     Mas o mundo está ficando cada dia mais transparente, e cada vez está mais difícil esconder as coisas. Mesmo a direita disfarçada de revolucionária, que promove os quebra-quebras nas manifestações, virá a tona e será desmascarada.
     Enquanto isso, viva o Face e sua democracia caótica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário