domingo, 21 de julho de 2013

RAPIDINHAS

Uma nova igreja católica?

     A visita do Papa Francisco ao Brasil, pode ser a oportunidade para o relançamento da Teologia da Libertação, nascida na década de 1970, no Brasil.
     Essa doutrina, que surgiu do engajamento da Igreja no combate a ditadura militar, definia como prioridade a opção preferencial pelos pobres, resgatando um aspecto fundamental da doutrina cristã, que é o desapego aos bens materiais, num mundo cada vez mais materialista e onde a Igreja há séculos se baseava numa relação privilegiada com os ricos e poderosos.
     Isso ocorreu no auge da guerra fria, quando o campo socialista era muito forte e aparecia aos olhos dos trabalhadores do mundo como a salvação para a pobreza, a miséria e as ditaduras que assolavam o mundo capitalista.
     A escolha do Papa João Paulo II, após a estranha morte de seu predecessor, foi um golpe fatal na doutrina, que foi proibida pela Vaticano, sendo alguns de seus principais teóricos, como Leonardo Boff, condenados ao silêncio.
     Agora, a Teologia da Libertação parece estar ressurgindo das palavras do Papa Francisco, embora num ambiente completamente diferente.
     Como a Igreja no Brasil vem perdendo fiéis há muitos anos, pode ser que Roma tenha acordado para a necessidade de mudanças. Como o papa é latino americano, existe uma possibilidade concreta de renovação neste sentido. É esperar para ver.

Deu a louca no tempo

Inglaterra, semana passada.
Brasil na mesma semana

       Onde ficam os trópicos, mesmo?

Cabeçudos
    
    Já repararam como as crianças da China vivem entalando suas cabeças em buracos, grades e paredes? Será que eles são mais curiosos do que o resto do mundo, ou são mais cabeçudos?
     Esta semana, novamente, um menino ficou pendurado pela cabeça de uma grade no quarto andar de um edifício.



    







Nenhum comentário:

Postar um comentário